Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oriente Petrolero: o símbolo de uma cidade

Houve uma época em que o futebol da Bolívia era mais respeitado. Porém, sem Marco Etcheverry o futebol boliviano vai ficando cada vez mais no limbo.

Faz 10 anos que o futebol da Bolívia consegue os piores resultados possíveis na libertadores: os times foram sempre eliminados na fase pré, e tirando o Real Potosí quando ficou em penúltimo lugar, todos os outros clubes ficaram na lanterna de seus grupos.

As coisas vão mudar esse ano? Dificilmente... Mas o tradicional Oriente Petrolero de Etcheverry, no alto de suas 18 participações na copa e chegando a uma quartas-de-final (1988) traz um bonito escudo, um dos mais originais da América Latina.

Vamos começar pelas estrelas. Elas não se referem a campeonatos bolivianos, e sim a 11 "Campeonatos Cruceños", que acredito serem semelhantes a campeonatos estaduais. A coisa mais óbvia no escudo é uma figura que remete ao petróleo. O clube nasceu de profissionais de uma petrolífera.

O maior mistério do escudo eram as cruzes sobrepostas. Como o time é da cidade de Santa Cruz de la Sierra, achei que teria alguma coisa a ver. No brasão da cidade encontrei a resposta:

As "palmeiras" (??) que aparecem no brasão também aparecem no escudo do Oriente Petrolero, mostrando que podem ser uma característica da região. O rival Blooming também usa elementos do brasão da cidade, preferindo a coroa e a cruz maior. Se você prestar atenção ambos também usam o mesmo modelo do distintivo da cidade. A disposição das estrelas, que não vai mudar (o campeonato foi extinto) tenta desenhar a coroa do escudo da cidade.

Só resta uma dúvida: por que 3 estrelas? A resposta: O ESCUDO ANTERIOR É ANTIGO! Apesar de estar em diversos sites, o escudo do Oriente Petrolero que eu postei é antigo. O atual é o seguinte:

Cinco estrelas, cinco títulos nacionais. O interessante é que eu não encontrei o escudo do Oriente Petrolero com 4 estrelas. E o último título nacional foi em 2001, antes do de 2010. Acredito que quando o time conquistou o último título resolveu modificar o escudo contando também a Copa Simón Bolívar de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário