Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rio Branco de Ariquemes: o Bangu de Rondônia?



Rola pela internet a segunda foto como sendo o escudo do extinto "Rio Branco de Ariquemes". Será que esse time existiu mesmo? Por que copiaria o escudo do Bangu?

Segundo a bíblia Ariquemes teve ou tem como clubes de futebol o Ariquemes Atlético Clube, a Sociedade Esportiva Ariquemes e o Rio Branco Esporte Clube.

O tal Rio Branco disputou um estadual em 1991 (oba! não é tão antigo).

O blog história do futebol fala brevemente sobre esse time:

"A primeira equipe [de Ariquemes] a disputar o campeonato rondoniense foi o RIO BRANCO ESPORTE CLUBE, nas cores vermelha e branco. Esta equipe disputou o campeonato de 1991, o primeiro da era profissional, e se afastou logo a seguir."

Não sabe-se nada a respeito desse clube.

Há duas possibilidades plausíveis:

1- O escudo do Rio Branco é realmente parecido com o do Bangu. Os clubes de Ariquemes provavelmente tiveram uma fundação tardia, e em 1985 o Bangu era um grande time do país.

2- O escudo é falso! Na verdade o time se chama Rio Branco em homenagem ao Rio Branco de Paranaguá. A migração paranaense na região é forte. O nome do clube também é uma homenagem, mas aportuguesado. Ao invés de Sport Club o time de Rondônia é Esporte Clube, como o de São Paulo. O escudo seria parecido com esse:



Será que você consegue solucionar esse mistério?

Um comentário: