Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Universidades do Chile

A equipe campeã da copa sulamericana tem nome de universidade. Mas qual universidade?

Diferente do que eu imaginava, realmente existe uma universidade que se chama Universidad de Chile, a instituição mais antiga de ensino superior do Chile. Em 1980 o time e a universidade romperam os laços. Bem, no escudo de la U não há muitos mistérios, um escudo típico e uma armadura sendo substituída por uma coruja, que tem muito por lá. A La U de La Paz tem a armadura, tão comum na europa. Você pode vê-lo nesse post.

Só como curiosidade o brasão da universidade:


A rival é a Universidad Católica. O escudo da católica é bastante simples, um triângulo invertido com uma cruz. Uma coisa importante é que a cruz não toca os lados do triângulo, mas foi difícil encontrar um escudo correto. No site oficial tem um cortado.


Ela também veio de uma universidade, obviamente, cujo nome é Pontifícia Universidad Católica do Chile. Mais ou menos uma PUC do Chile.

O escudo azul e vermelho com uma estrela no centro é o brasão do Chile. Você pode ter visto ele na camisa da seleção chilena.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Outros times de Santa Cruz de La Sierra

Falei sobre o Oriente Petrolero um tempo atrás, e fiquei de falar do Blooming, que tem um escudo baseado no brasão também. Eis o brasão de novo:


Vamos começar pelo Blooming, que eu tinha prometido. Eis o novo escudo do Blooming. Ele mantém o formato do brasão e, diferente do Oriente Petrolero, se concentra nas cruzes e na coroa. O escudo do Blooming mudou recentemente. Primeiramente trocaram a bola que ficava no meio das cruzes, que deixou de ser a da copa de 70 pra virar uma coisa meio copas de 78 em diante. As estrelas grandes representam os 5 campeonatos bolivianos, e as pequenas as 2 copas aerosul.

Além do Blooming há outro clube em Santa Cruz de La Sierra que segue o mesmo padrão. É o Destroyers. O time tem o mesmo brasão, destaca a cruz e dos três é o único que destaca um animal. Não sei se a intenção era fazer um leão, como no brasão, ou um tigre. Não descobri o porquê das 10 estrelas. No brasão da cidade há 10 jóias visíveis na coroa, pode ser uma hipótese.


Pensa que acabou? Há outro clube com o mesmo padrão, o Real Santa Cruz. Não achei em tamanho maior. Antigamente o escudo era redondo, agora é semelhante ao do Blooming.


Pra terminar, o nosso querido Oriente Petrolero, objeto de outra postagem:

Até a próxima!

sábado, 18 de junho de 2011

Mais vezes na frente

Quantas vezes o seu time ficou na frente do rival nos 40 anos do campeonato brasileiro? Essa pergunta é respondida na tabela a seguir.

Para ler a tabela, faça o seguinte:

1- Pegue o time na coluna da esquerda, que está destacada com verde;
2- Leia a tabela da esquerda para a direita. O primeiro número corresponde ao número de vezes que o seu time ficou na frente do rival. O segundo número é a quantidade de vezes que o rival ficou na frente do seu time.

Exemplo: Atlético-MG e Cruzeiro. 19x21. O Atlético-MG ficou 19 vezes na frente do Cruzeiro, enquanto o Cruzeiro ficou 21 vezes na frente do Atlético.

3- Para ajudar os quadrados estão pintados, com os vermelhos indicando que o seu time ficou mais vezes atrás do rival, enquanto o azul indica que o seu time ficou mais vezes na frente do rival. Há ainda os empates.

Obs.: A soma entre os dois números deve dar 40. Como em 1979 São Paulo, Corinthians e Santos não disputaram o campeonato a soma entre eles dá 39. Neste caso, e nos em que um clube disputou a série B, todos os outros clubes ganharam 1 vez na frente.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oriente Petrolero: o símbolo de uma cidade

Houve uma época em que o futebol da Bolívia era mais respeitado. Porém, sem Marco Etcheverry o futebol boliviano vai ficando cada vez mais no limbo.

Faz 10 anos que o futebol da Bolívia consegue os piores resultados possíveis na libertadores: os times foram sempre eliminados na fase pré, e tirando o Real Potosí quando ficou em penúltimo lugar, todos os outros clubes ficaram na lanterna de seus grupos.

As coisas vão mudar esse ano? Dificilmente... Mas o tradicional Oriente Petrolero de Etcheverry, no alto de suas 18 participações na copa e chegando a uma quartas-de-final (1988) traz um bonito escudo, um dos mais originais da América Latina.

Vamos começar pelas estrelas. Elas não se referem a campeonatos bolivianos, e sim a 11 "Campeonatos Cruceños", que acredito serem semelhantes a campeonatos estaduais. A coisa mais óbvia no escudo é uma figura que remete ao petróleo. O clube nasceu de profissionais de uma petrolífera.

O maior mistério do escudo eram as cruzes sobrepostas. Como o time é da cidade de Santa Cruz de la Sierra, achei que teria alguma coisa a ver. No brasão da cidade encontrei a resposta:

As "palmeiras" (??) que aparecem no brasão também aparecem no escudo do Oriente Petrolero, mostrando que podem ser uma característica da região. O rival Blooming também usa elementos do brasão da cidade, preferindo a coroa e a cruz maior. Se você prestar atenção ambos também usam o mesmo modelo do distintivo da cidade. A disposição das estrelas, que não vai mudar (o campeonato foi extinto) tenta desenhar a coroa do escudo da cidade.

Só resta uma dúvida: por que 3 estrelas? A resposta: O ESCUDO ANTERIOR É ANTIGO! Apesar de estar em diversos sites, o escudo do Oriente Petrolero que eu postei é antigo. O atual é o seguinte:

Cinco estrelas, cinco títulos nacionais. O interessante é que eu não encontrei o escudo do Oriente Petrolero com 4 estrelas. E o último título nacional foi em 2001, antes do de 2010. Acredito que quando o time conquistou o último título resolveu modificar o escudo contando também a Copa Simón Bolívar de 1971.

Melhores campanhas na primeira fase da libertadores

Resolvi verificar a máxima de que "nenhum time foi campeão fazendo a melhor campanha da primeira fase". Na verdade muitos times foram campeões, porém o mais recente é de 1986. Apenas dois clubes ganharam todas as partidas, como vocês verão. Os restantes ganharam 5 e empataram a última, não sendo aceitos clubes que perderam. Apenas foram consideradas as fases de grupo a partir do momento em que eles contaram com 4 times, e portanto 6 jogos. Não estão aqui, por exemplo, a campanha arrasadora de estreia do Cruzeiro na libertadores nem as campanhas de Santos e Botafogo em grupos de 3 times.