Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

La U de Sucre



Fechando os posts sobre a rodada da sulamericana falemos sobre a Universidad de Sucre, da Bolívia. Apesar de ter sido fundada na década de 60 foi apenas recentemente que o time ganhou alguma notoriedade. Levou uma segunda divisão e um apertura, em 2008. Seu maior rival seria o Real Potosí, com quem faz o "clasico del sur" apesar das poucas partidas disputadas.

Ele também é um time de universidade, cujo nome é "Universidade São Francisco Xavier Alfredo Sândi Navarro". No início os próprios estudantes disputavam as partidas, mas a pouca habilidade dos mesmos fazia com que as derrotas se acumulassem. Apenas na década de 00 o reitor e presidente do clube passou a investir no time.

Pelo nome do clube vê-se apenas que é uma universidade de Sucre. Porém há uma universidade em sucre além da supracitada. Em alguns sites o escudo dessa Universidade é colocado como sendo o verdadeiro escudo da La U. Eis o brasão da mesma:



Agora vejam o escudo da Universidade que realmente abriga a La U de Sucre:



Faz a gente pensar: será que só existem universidades católicas na América do Sul?

Times de estudantes na libertadores e afins


(clique para ampliar)

Bem que a moda podia pegar por aqui! Imagina um time da PUC?

O mais próximo que temos disso é...



A Universidade de Canoas, ex-Ulbra.

Obs.: HRH significa honra, respeito e humildade. Já as estrelas... não faço a menor ideia. Poderia dizer que representam os títulos das 3ª e 2ª divisão gaúcha, enquanto o do meio representaria o título do interior. Mas a Universidade disputa muitos esportes além do futebol, e essas estrelas podem significar qualquer coisa.

Nostalgia! Vamos lembrar da querida Ulbra, universidade luterana (portanto esta não é ca-tó-li-ca) e que deu as caras também em Rondônia, em Ji-Parana:





Continuando... O logo antigo da Ulbra é baseado na "Rosa de Lutero", que é um dos símbolos mais importantes da religião Luterana. Segundo o site luteranos.com.br, a rosa é composta de:

-Uma cruz preta, envolvida pelo coração vermelho, significa que Cristo agiu na nossa vida através da cruz. A nossa vida recebe um novo sentido;
-As cinco pétalas brancas assinalam que, pela fé, atuante em prol da justiça e da paz, temos alegria, consolo e paz com Deus, conosco mesmos e uns com os outros;
-O fundo azul lembra o céu e aponta para a fidelidade de Deus. Deus está conosco. Em Cristo ele nos veio salvar e unir em comunidade;
-O anel dourado lembra o ouro, metal mais precioso. Este anel representa as dádivas que recebemos através da cruz e ressurreição de Jesus.

Enfim, um símbolo religioso bastante complexo e representativo. O símbolo de um dos times gaúchos mais representativos dos anos 00.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Independiente Santa Fe



O adversário do Atlético-MG na copa sulamericana já foi finalista da Copa Merconorte e da Copa Conmebol, e joga a competição após vencer a copa da colômbia. As 6 estrelas do escudo representam os 6 campeonatos colombianos conquistados pela equipe.

O escudo antigo do Santa Fe continha as cores da bandeira de Bogotá:



O escudo básico do Santa Fe é simples e bonito. Um retângulo arredondado na parte inferior com um círculo vermelho dentro. O que seria esse círculo? Provavelmente uma bola de futebol. Não encontrei dados a respeito.

Rio Branco de Ariquemes: o Bangu de Rondônia?



Rola pela internet a segunda foto como sendo o escudo do extinto "Rio Branco de Ariquemes". Será que esse time existiu mesmo? Por que copiaria o escudo do Bangu?

Segundo a bíblia Ariquemes teve ou tem como clubes de futebol o Ariquemes Atlético Clube, a Sociedade Esportiva Ariquemes e o Rio Branco Esporte Clube.

O tal Rio Branco disputou um estadual em 1991 (oba! não é tão antigo).

O blog história do futebol fala brevemente sobre esse time:

"A primeira equipe [de Ariquemes] a disputar o campeonato rondoniense foi o RIO BRANCO ESPORTE CLUBE, nas cores vermelha e branco. Esta equipe disputou o campeonato de 1991, o primeiro da era profissional, e se afastou logo a seguir."

Não sabe-se nada a respeito desse clube.

Há duas possibilidades plausíveis:

1- O escudo do Rio Branco é realmente parecido com o do Bangu. Os clubes de Ariquemes provavelmente tiveram uma fundação tardia, e em 1985 o Bangu era um grande time do país.

2- O escudo é falso! Na verdade o time se chama Rio Branco em homenagem ao Rio Branco de Paranaguá. A migração paranaense na região é forte. O nome do clube também é uma homenagem, mas aportuguesado. Ao invés de Sport Club o time de Rondônia é Esporte Clube, como o de São Paulo. O escudo seria parecido com esse:



Será que você consegue solucionar esse mistério?

O que são as estrelas do Emelec?


Aproveitando o clima da partida histórica entre Avaí e Emelec do Equador vamos abrir o blog Futebol Simbólico.

Antes de tudo devo parabenizar o Avaí por ser o 34º clube brasileiro a enfrentar clubes estrangeiros em competições oficiais. Parabéns! (feito que o Figueirense, ahn ahn, não conseguiu nas suas duas participações pela sul-americana...)

Mas de qualquer forma o Avaí está prestes a enfrentar um time bastante tradicional na América do Sul. O Emelec de Guayaquil tem 19 participações na libertadores e é o 3º mais assíduo na competição, só perdendo pro rival Barcelona (21) e pro glorioso arroz de festa El Nacional (22). Sua melhor participação foi uma semifinal em 1995, perdendo a vaga na final para o campeão Grêmio . Também já foi finalista da extinta copa Merconorte, perdendo para o Millonarios da Colômbia. Nacionalmente conquistou 10 equatorianos.

Enfim, não surgiu agora.

Mas o que significa o seu bonito escudo? Vamos por partes.

Primeiramente, o nome. Emelec é uma sigla para Empresa Eléctrica Del Ecuador, uma empresa elétrica (dheer) de Guayaquil cujos empregados fundaram o clube no ano da grande depressão, 1929, hoje chamado Club Sport Emelec.

No topo dá pra ver 20 estrelas. Não são 20 títulos, e sim as 20 províncias do Equador. Se você for pesquisar verá que são 24 as províncias do país.

Eis que acho o seguinte escudo do Emelec:


Isso mesmo, 24 estrelas! Então ou o primeiro escudo é falso, ou é antigo. Vamos até o estatuto do Emelec:

“◦8.3.- El escudo será de igual diseño dividido en tres franjas horizontales. Las franjas superior e inferior serán de azul y la franja central de color gris. Las letras estarán sobre la franja central y la inferior. Las estrellas ubicadas en la primera franja del escudo serán en número igual a las provincias del país, y las ubicadas en la parte inferior del escudo, en cantidad igual a los campeonatos nacionales de fútbol obtenidos.”

OK, pelo estatuto do clube o segundo parece mais correto. Mas deveriam existir 10 estrelas na parte de baixo do escudo, não? Resolvido:


Agora sobre a cor-sim cor-não das letras não sei explicar a verdadeira razão. Mas a ilusão de ótica formada é um barato!

Percebam como o escudo do Emelec não mudou muito no decorrer do tempo:



Bem, por hoje é só! Bom jogo aos avaianos!